Messages récents | Retour à la liste des messages | Rechercher
Afficher la discussion

“MAGISTÉRIO VIVO DA IGREJA” de Mgr RIFAN
par Presbu 2014-06-17 18:32:09
Imprimer Imprimer

sur le site de l' Administration Apostolique St J-B Vianney, je résume en français et vous recopie ensuite l'original en Portugais:
? résumé par un liseur de ce livre qui semble suivre la ligne du pape Françoix sur le péril d' idéologisation et d'instrumentalisation de la liturgie selon la forme antique (sic) ?

--> Ce livre a fait l'objet de sessions d'étude répétées dans la chapelle de Sta Luzia , en plein centre de Saô Paulo, desservie par les prêtres de l'AASJBV.
le Père Jonas sur son apostolat dans l'archidiocèse de Saô Paulo:
---> par ailleurs, de nombreux paulistes et catholiques de passage ont découvert +/- par hasard la liturgie et la pastorale "classiques" de l'AASJBV, au point qu'elles doivent de déployer dans d'autres églises plus grandes, que des vocations sacerdotales s'esquissent.
---> D'ailleurs en Février dernier, ce sont huit candidats de première année qui sont arrivés au séminaire de l'AA à Campos de G* !.

“Chegando a SP, pude sentir o resultado do trabalho realizado pelos meus antecessores no atendimento aos fiéis que frequentam a capela de S. Luzia. Em meio à selva de pedra, encontramos muitas pessoas sedentas de uma liturgia bem celebrada, de uma orientação bem fundamentada na doutrina cristã, sabendo, porém, que mais importante que a conservação da tradição litúrgica, é a comunhão que o fiel deve ter com Roma e a Igreja local. Leão XIII diz: “A unidade de governo é tão importante quanto a unidade de fé”. Foi por isso que o Papa Francisco, apontou o perigo da “ideologização e instrumentalização” da liturgia na forma antiga, e que levou Dom Rifan a escrever seu célebre “MAGISTÉRIO VIVO DA IGREJA”, que nós procuramos ler e comentar em várias seções de estudo. Notei a docilidade dos católicos paulistanos em seguir as orientações embasadas nos documentos do magistério eclesiástico.
Atualmente noto um fenômeno interessante. Muitas pessoas que por acaso vieram rezar na capela de S. Luzia, que é um verdadeiro centro de peregrinação, e que por acaso tiveram oportunidade de assistir a uma missa em latim, acabaram se encantando pela beleza litúrgica do rito de S. Pio V e começaram a frequentar habitualmente os nossos atos litúrgicos, engrossando consideravelmente o número de frequentadores, de modo que em determinados horários de missa, a capela se torna por demais exígua, para atender a tanta demanda. Quando realizamos certas cerimônias mais pomposas, como primeira comunhão, crismas, e como foi o caso da comemoração dos 10 anos da presença da Administração em SP, temos que procurar outras igrejas mais amplas, como tem sido o caso de celebrações na igreja de N. S. do Carmo e N. S. do Líbano. Outras opções estão sendo oferecidas, e que serão certamente bem aceitas quando se fizer necessário. Posso afirmar que o povo de São Paulo é piedoso, acolhedor e generoso. Os padres que por aqui passaram receberam e atualmente recebemos toda sorte de apoio, inclusive no que se refere à subsistência material. A saudade que sinto de São Fidélis, onde fui pároco por muitos anos, é amenizada pelo amor, dedicação e carinho de tantos católicos de SP que movidos pela fé, veem no padre o representante de Jesus aqui na terra e fazem de tudo para atender ao ministro do Senhor.”

     

Soutenir le Forum Catholique dans son entretien, c'est possible. Soit à l'aide d'un virement mensuel soit par le biais d'un soutien ponctuel. Rendez-vous sur la page dédiée en cliquant ici. D'avance, merci !


  Envoyer ce message à un ami


 “MAGISTÉRIO VIVO DA IGREJA” de Mgr RIFAN par Presbu  (2014-06-17 18:32:09)
      Ce n'est pas un livre par Yves Daoudal  (2014-06-17 19:05:31)


185 liseurs actuellement sur le forum
[Valid RSS]